terça-feira, novembro 20, 2012

WiFi de bolso: a melhor compra de 2012 até agora.

Quando o rádio-relógio marca 15:75, o ponto de rede é longe da mesa de trabalho, e a mesa é longe da tomada, você tem certeza: o hotel não é dos melhores.

Se você é daqueles que devido ao trabalho nunca sabe quando, como e se terá acesso à Internet, cedo ou tarde vai estar em um lugar onde o Wi-Fi é ruim ou inexistente.

Mas e quando há um ponto de acesso no local, mas dois ou três dispositivos sem fio? Ou quando há várias pessoas querendo usar este ponto? E se no seu canto o sinal for fraco?

OK, nos Macintosh e Windows 7 é possível usar seus Wi-Fi como pontos de acesso. Mas quem quer ligar e configurar um computador só para compartilhar o Wi-Fi? Eu não.

Entra em cena o mini-roteador "de bolso" da TP-Link, TL-WR702N.



Eu não fumo, mas tenho certeza que este roteador é metade do tamanho de um maço de cigarros, e um pouco maior que uma caixa de fósforos. Acompanha um pequeno cabo de rede (achatado, que enrola e fica bem pequeno), uma fonte bi-volt, um cabo USB/micro-USB (para energizá-lo a partir da fonte ou de um computador).

Possui cinco funções básicas, sendo a primeira a padrão:

  1. Ponto de Acesso: ligue em um ponto de rede, e o aparelho passa a ser um ponto de acesso Wi-Fi para as redondezas (o seu quarto e até o dos colegas). Os dispositivos obtém seus IPs através do roteador original (que age como se eles é que estivessem conectados diretamente a ele). Esta é a função a utilizar para compartilhar via Wi-Fi aquele único ponto de conexão das redondezas.
  2. Roteador: um roteador normal, que atribui um IP aos dispositivos conectados etc.
  3. Repetidora: recebe o sinal Wi-Fi de um outro roteador, e re-transmite-o. Não é necessário conectá-lo a um ponto de acesso - basta configurar uma vez e ligar na tomada. Excelente para que o Wi-Fi de casa tenha o sinal expandido para outras áreas
  4. Cliente: conecta um aparelho à sua rede sem fio, tornando-o um dispositivo Wi-Fi. Por exemplo, um aparelho de TV que tenha entrada de rede, mas que não tenha Wi-Fi, pode ser conectado ao TL-WR702N e usá-lo para se conectar à uma rede Wi-Fi.
  5. Bridge (ponte): Conecta a uma rede sem fio existente, e a re-transmite com outro nome (SSID) e senha. Útil para pontos comerciais e outros locais que tenham um acesso à Internet mas que precisam separar em rede com senha e rede aberta para os clientes.


Quanto custa? Pode ser encontrado por cerca de R$70,00 no Mercado Livre. Foi o preço que eu paguei. O mais comum é encontrá-lo por mais de R$100,00 mas procure bem, e veja até em lojas da China, pois poderás encontrar um bom preço.

Há outros modelos similares, um específico para compartilhar conexão 3G e com um seletor externo (para não ter que acessar a interface web para alterar o modo de funcionamento).

Dicas quentes:

a) Se não quiser que vejam que há alguém compartilhando a conexão via Wi-Fi, entre nas configurações e selecione a opção para ocultar o SSID ("hide SSID") ou desmarque a opção para transmitir o SSID ("broadcast SSID"). Dê aos teus colegas o nome do SSID (e.g. "minha rede") e a senha. Eles terão que adicionar a conexão manualmente, mas fora eles ninguém irá saber que há Wi-Fi disponível.

b) Deu pau? Esqueceu a senha? Pressione e segure o botão reset para retorná-lo à configuração de fábrica, como ponto de acesso e senha original.

Prós: tudo. Pequeno, leve, funcional, fácil de usar, bom alcance.

Contras: nada.

O que pode melhorar: poderia ter uma chave seletora externa para alterar o modo de funcionamento, sem ter que acessar a interface web.

Levei este aparelho em uma viagem recente, e o pessoal ficou boquiaberto. Um cara me ofereceu o dobro do que paguei para ficar com ele, já que eu ia embora e ele teria que ficar. Claro que não vendi.

Maiores detalhes e especificações técnicas aqui na página da TP-Link.

2 comentários:

  1. Recomendo o uso desse roteador. Estável, consome menos energia, gera menos calor no ambiente, pequeno e fácil de configurar. Parei de usar o D-Link, devido a perda de conexão sem motivo aparente, em dois modelos da marca. Rafael Trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Trindade, é você? Está perdido por aqui?

      Excluir

Por favor, deixe seu comentário. Se fizer uma pergunta, **deixe um endereço** para que eu responda. Se precisar entrar em contato, envie um e-mail para fimdeabril ARROBA gmx.com

Please leave your comment. If you're asking a question, **leave an address** for me to reply to. If you need to contact me, please send an e-mail to fimdeabril AT gmx.com